O processo seletivo para a equipe de robótica do INSP começou. Ao longo de dois dias intensos, os alunos demonstraram seu interesse e habilidades em um desafio prático. Tiveram que montar e programar um robô capaz de superar os obstáculos dispostos em uma mesa. A cada desafio superado, somava-se um ponto importante para a nota final.
Nos últimos dois anos, a quantidade de alunos interessados na robótica do colégio aumentou e com ele criou-se a necessidade de desenvolver um processo seletivo para ocupar as vagas limitadas do grupo de competição. Apesar desse número reduzido, o INSP oferece aulas de robótica com treinamento de montagem, programação e pensamento lógico matemático para todos os segmentos.
O grupo de competição é composto por duas áreas: a área de montagem e programação dos robôs e a equipe de comunicação, pesquisa e marketing.
Os primeiros são os atletas que vão estudar os desafios que acontecem na mesa e na pista. São os responsáveis por montar os robôs como formatos e estruturas necessárias para realizar essas tarefas, vão programar um sistema para que os robôs executem essa função. Os alunos integrantes passam por um processo de tomada de decisões. Precisam escolher se o robô terá roda, esteira, garra, que tipo de garra, quantos motores e sensores vão usar, entre outras coisas.
Já a equipe de comunicação, pesquisa e marketing trabalha a pesquisa científica, dentro do método científico. Pensam em soluções inovadoras para problemas existentes dentro do tema escolhido pela organização da competição. Além disso, também são os responsáveis por toda a parte de divulgação das pesquisas e treinamentos, buscam patrocinadores e apoiadores para as viagens e materiais.
À medida que o processo seletivo chega ao seu desfecho, o entusiasmo e dedicação dos alunos refletem não apenas a crescente popularidade da robótica no INSP, mas também o compromisso da instituição em oferecer oportunidades de aprendizado enriquecedoras. Este processo seletivo é apenas o começo de uma jornada emocionante para os selecionados, que terão não só a oportunidade de representar o INSP nas competições, como também explorar os ideais de criatividade e engenhosidade que a robótica inspira.