Orientação Educacional / Psicologia Escolar

MENTOR INSP

É um projeto de mentoria do INSP1 que visa promover o desenvolvimento acadêmico, emocional, social e pessoal dos estudantes de todos os segmentos, por meio de uma relação de orientação entre mentores e mentorados para auxiliar os estudantes na superação de desafios, identificar potencialidades e alcançar seus objetivos, especialmente promover o bem-estar e a autonomia dos estudantes.

Tem como principais objetivos:

1. Apoio acadêmico: Ajudar os alunos a melhorar o desempenho escolar, organizar os estudos e desenvolver hábitos de aprendizado. No Ensino Fundamental II e Médio, a organização de hábitos e rotinas de estudos será realizada a partir da ferramenta HORÁRIO DE ESTUDO do Portal SAS Educação.
2. Orientação emocional e social: Trabalhar habilidades socioemocionais, como autoestima, autocontrole, resolução de conflitos e empatia.
3. Planejamento de futuro: Apoiar na escolha profissional e na preparação para desafios futuros, como ingresso no ensino superior ou no mercado de trabalho. Na turma de 9º ano do Ensino Fundamental II, será aplicado o Levantamento de Interesses no mês de novembro e na turma da 3ª série do Ensino Médio será realizada a Orientação Vocacional com aplicação dos testes a partir do segunda semestre.
4. Inclusão e pertencimento: Oferecer suporte individualizado a alunos que apresentam demandas específicas, sejam elas acadêmicas, sociais ou emocionais, promovendo sua inclusão e participação no ambiente escolar.

Características do projeto MENTOR INSP:

• Estrutura planejada: Definição clara de objetivos, público-alvo, etapas e critérios de avaliação.
• Treinamento de mentores: Capacitação para que os mentores desenvolvam habilidades de comunicação, escuta ativa e apoio.
• Relacionamento próximo e confiável: Construção de um vínculo seguro e respeitoso entre mentor e mentorado.
• Enfoque no indivíduo: Respeito às necessidades e particularidades de cada estudante, com um acompanhamento personalizado.

Atividades:

• Encontros individuais ou em grupo.
• Oficinas de habilidades socioemocionais e resolução de problemas.
• Monitoria acadêmica.
• Palestras ou rodas de conversa sobre temas como futuro profissional, gestão de tempo e autoestima.
• Suporte psicológico e emocional, se necessário, no cotidiano escolar.

 


ATENDIMENTO EDUCACIONAL ESPECIALIZADO: Ensino Colaborativo – Desenho Universal na Aprendizagem

O Atendimento Educacional Especializado (AEE) em nossa escola é fundamental para garantir a inclusão de todos os estudantes, oferecendo práticas que promovem a equidade no ensino. No modelo de ensino colaborativo, a Orientação Educacional e Psicologia Escolar trabalham em parceria com o professor da sala de aula regular para planejar e implementar estratégias pedagógicas que atendam às necessidades de todos os alunos. Esse modelo está alinhado ao conceito de Desenho Universal na Aprendizagem (DUA), abordado nas principais literaturas da atualidade.

O DUA propõe que o planejamento das aulas seja flexível e acessível desde o início, considerando as diferentes formas de aprender dos estudantes. Na prática escolar, isso inclui o uso de recursos como tecnologias assistivas, acessibilidades curriculares e metodologias inclusivas, permitindo que todos os alunos participem ativamente das atividades escolares. A colaboração entre os professores e o foco na acessibilidade garantem que a diversidade seja valorizada e que a aprendizagem aconteça de forma significativa para todos na escola.

 


PROJETO DE VIDA E ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

O projeto de vida e a orientação vocacional no INSP são ferramentas essenciais para apoiar os estudantes na construção de suas trajetórias pessoais e profissionais. Essas iniciativas ajudam os jovens a refletirem sobre seus interesses, habilidades, valores e metas, conectando suas aspirações às possibilidades do mundo acadêmico e do trabalho.

No ambiente escolar, o projeto de vida é trabalhado de forma interdisciplinar, incentivando os estudantes a pensarem sobre seu futuro de maneira crítica e consciente, considerando não apenas suas escolhas profissionais, mas também aspectos éticos, sociais e emocionais. A orientação vocacional complementa esse processo, oferecendo ferramentas e atividades que ajudam a identificar áreas de interesse e talentos, além de esclarecer dúvidas sobre carreiras e profissões. Como a aplicação da Orientação Vocacional para a 3ª série do Ensino Médio no segundo semestre e as Oficinas de Projeto de Vida do Portal SAS para os demais anos de escolaridade de acordo com a grade horária.

Com essas práticas, a escola se torna um espaço onde os jovens podem se preparar para tomar decisões informadas e construir um futuro alinhado com seus sonhos e potencialidades.