14/05/21

Atividade gamificada ajuda no desenvolvimento do pensamento computacional com ludicidade e diversão

Em meio a constantes avanços tecnológicos, o INSP Flamengo trata como essencial trabalhar o desenvolvimento do pensamento computacional desde os anos iniciais. Explorando o campo de experiência de espaços, tempos, quantidades, relações e transformações, os alunos das turmas de Maternal 1 e 2 trabalharam estratégias para modelar soluções e resolver problemas de forma eficiente através da atividade desplugada da caça ao tesouro. Divididos em duplas, os alunos se divertiram e construíram múltiplos saberes enquanto sequenciavam os comandos (frente, trás, vira e pula) para o amigo chegar ao tesouro do pirata.

A gamificação é uma proposta de Metodologia Ativa que se apresenta como um elemento educativo essencial no século XXI. Além de engajar os alunos nos processos de ensino e aprendizagem, tornando-o mais atrativo, ela melhora a capacidade de memorização, desenvolve e dá autonomia para o estudante, estimula o trabalho em equipe e aumenta o foco e a concentração.

 

VOCÊ TEM 4 MINUTOS?

A GRANDE CONQUISTA!

Notícias mensais