A letra cursiva, popularmente conhecida pela carinhosa alcunha de letras de mãozinhas dadas, é de extrema relevância no processo de alfabetização. Quando a criança está aprendendo a grafá-la, o cérebro é estimulado a partir de determinadas áreas simbólicas e motoras. No INSP, a introdução desse modelo de escrita é cercada de elementos lúdicos que trabalham, também, as habilidades motoras facilitadoras do desempenho na nova tarefa.
Os alunos do 1º ano do INSP Júnior participaram de uma contação de história interativa, por meio da qual conheceram a história do nabo gigante e foram estimulados a criar soluções para sua colheita. Na parte prática dessa construção de saberes e habilidades, eles aprenderam a fazer nó em sapatos criados que criaram a partir de materiais reciclados em um exercício artesanal.
Com criatividade e interação, as crianças exploraram um mundo de possibilidades rumo a preparação para a chegada da letrinha cursiva, que é responsável, ainda, por contribuir para a fluência dos pequenos de maneira mais eficiente que a bastão.