Ensino Médio - INSP Vest

Ensino Médio

Proposta pedagógica

Seu desenvolvimento visa à formação básica do cidadão oferece:

1. Feira de Profissões: profissionais de diferentes competências e ramificações de atuação palestram aos alunos sobre a carreira acadêmica e as formas de ingresso no mercado de trabalho.

2. Visitação às Universidades: anualmente, os alunos visitam os campi de renomadas universidades para observarem e vivenciarem o cotidiano acadêmico do Ensino Superior.

3. Acompanhamento Emocional: periodicamente, são realizados treinamentos a fim de buscar a motivação e o equilíbrio emocional nas avaliações e nas provas dos vestibulares e do ENEM.

4.Mostra Cultural: os alunos transformam a teoria acadêmica em prática, isto é, os projetos multidisciplinares desenvolvidos durante o ano letivo são expostos à comunidade escolar.

TEMA GERADOR DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE 2025

INSP FLAMENGO: 70 ANOS SEMEANDO CONHECIMENTO E COLHENDO TRANSFORMAÇÕES
PELO RESPEITO À VIDA E AO MEIO AMBIENTE

 

O tema gerador fundamenta-se, especialmente, na Campanha da Fraternidade de 2025, que aborda a Ecologia Integral. É relevante e emblemático, porque busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a interconexão entre questões ambientais e sociais,  romovendo atitudes sustentáveis, o respeito à vida e a construção de uma consciência cidadã responsável. Alinhado aos Objetivos de  desenvolvimento Sustentável (ODS), propõe-se às práticas como rodas de conversas, debates e campanhas ecológicas, integrando conhecimentos interdisciplinares e competências socioemocionais para formar cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a justiça social.

Este tema ganha ainda mais relevância ao ser integrado às celebrações septuagenária de nosso Instituto Nossa Senhora da Piedade, em 2025. A comemoração destes 70 anos, é um marco histórico que reforça o compromisso da instituição com uma educação de resultados de sucesso, humanizadora, inovadora e centrada em valores éticos e cristãos. É mister reconhecer e honrar os fundadores e todas as pessoas que contribuíram para construir a sólida trajetória da instituição. Desde os primeiros passos dados pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Piedade, cuja missão de educar com base nos valores cristãos e no compromisso com a justiça social foi o alicerce da escola, até a dedicação de gestores, professores, alunos e colaboradores ao longo dessas sete décadas, cada contribuição deixou marcas significativas.

Educadores brilhantes, líderes e alunos que se destacaram não apenas academicamente, mas também como cidadãos transformadores, fazem parte dessa história. A celebração septuagenária é uma oportunidade para acessar memórias, agradecer a dedicação dessas pessoas e reafirmar o compromisso com os valores que nortearam o passado e inspiram o futuro, promovendo educação integral e ética de excelência.

Em 70 anos, o Instituto consolidou-se como um espaço de formação integral, e o tema gerador faz alusão a essa trajetória, reforçando os princípios fundadores da Rede Piedade de Educação e projetando-os para o futuro. Assim, ao fomentar ações que promovem a preservação do meio ambiente, o cuidado com a vida e a construção de um mundo sustentável, a escola reafirma sua missão de formar cidadãos comprometidos com a transformação social e ambiental, em sintonia com os desafios do século XXI e com o legado educativo que orienta sua história.

Projetos Pedagógicos:

Projeto Redação Nota 1000

O INSP compreende a importância de um ser humano saber se expressar criticamente em relação aos mais variados e pertinentes temas da sociedade atual. O domínio da linguagem, de forma geral, deve abranger a leitura (considerando competências e habilidades de interpretação de texto, conhecimento técnico da gramática e ortografia exigidas e, finalmente, dos principais conceitos relativos aos gêneros literários – brasileiros e estrangeiros – e suas relações com o desenvolvimento da sociedade) e a escrita, utilizando-se de produções textuais em diversos modelos (carta, poema, dissertação e outros).

Com o objetivo de fomentar o saber linguístico e a transformação do conhecimento em escrita de qualidade, a escola desenvolve o projeto “Redação Nota 1000”. Nele, o aluno será conduzido pelos professores das quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática), num primeiro momento, a pesquisar e discutir sobre assuntos que sejam de relevância significativa em seu espaço e tempo, inserindo o estudante cada vez mais em seu ambiente de forma crítica e com recursos necessários ao desenvolvimento da sociedade (aulas de atualidades). Seguindo esse processo, e em posse de maior conhecimento, o aluno produzirá redações que serão avaliadas e comentadas, individualmente, pela banca de correção.

 A produção de textos deve ser motivada continuamente nas avaliações e rotineiramente, preferencialmente com produções semanais.

Além da correção e da indicação das competências a serem desenvolvidas, o aluno deve apresentar a reescritura do texto para perceber o quão alcançou de melhoria após o desenvolvimento da proposta.

Assim, cada um entenderá exatamente seus pontos fortes e que ajustes podem ser feitos para que, ao final do Ensino Médio, o aluno também esteja preparado para obter excelentes resultados nas redações dos principais exames vestibulares.


Competência Socioemocional

O aprendizado de competências socioemocionais contribui para a construção de um ambiente social mais amigável, permitindo que as crianças desenvolvam e mantenham relacionamentos mais saudáveis umas com as outras e com os adultos.

Saber reconhecer as próprias emoções e, principalmente, saber reconhecer as emoções de outras pessoas é um passo importante na construção de habilidades sociais com empatia, amizade e respeito.


Retrovest

Uma ferramenta para desmitificar as questões do ENEM e dos exames vestibulares de maior concorrência nos principais centros acadêmicos. São mais de 2.000 questões de Português, Literatura, Inglês, Espanhol, Matemática, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Física, Química e Biologia e ampla abordagem explicativa dos conteúdos específicos de cada uma, abrangendo o espectro transdisciplinar.

Pier

Na Rede Piedade, os estudantes vislumbram desde cedo seu projeto de vida por meio de diversas atividades que os levam a projetar o seu propósito na vida, levando em consideração e compreendendo os impactos que as escolhas individuais podem causar na própria pessoa e no mundo, ou seja, suas atitudes são parte de uma rede. Para nomear este conjunto de atividades, criamos o projeto PIER, iniciais de Propósito, Impacto e Escolhas em Rede. A palavra também faz alusão aos piers da vida, pontos de partida e de chegada. De um pier, um barco parte rumo à sua jornada. No novo Ensino Médio da Rede Piedade, o PIER está presente para nortear as escolhas e decisões de nossos estudantes.

Saberes

A escola da atualidade deve preparar-se para contribuir na formação de jovens protagonistas. Sim, que saibam empreender e trilhar caminhos com responsabilidade colaborativa, senso de cuidado e saúde com o todo. Nossos materiais didáticos dialogam com o  “Jeito Piedade de Educar” e se conectam com as novidades deste tempo e do futuro. Tudo isso, adequado e apropriado a todos os tipos de inteligências. Realidade possível pelas mãos de professores especialistas, que tenham em suas vidas a cultura da  formação continuada, pois convivem em um mundo de constante movimento.

Exploravest

Sabemos o quanto é importante a prática de atividades físicas vinculada a conceitos atuais de nossa sociedade, como a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. O Projeto EXPLORAVEST tem como objetivos:

  • Incentivar a prática esportiva;
  • Proporcionar contato com a natureza, visando a importância da preservação do meio ambiente;
  • Promover atividades interdisciplinares através de dinâmicas prazerosas;
  • Possibilitar atividades coletivas, de maneira segura, em tempos de pandemia, tendo em vista a necessidade de socialização e interação para os jovens;
  • Proporcionar um momento de descontração em meio a dinâmica de preparação para o vestibular e outras atividades, aliando conhecimento a atividades relaxantes e desestressantes;
  • Proporcionar a criação de memória positiva.
  • Adquirir através da exposição ao sol, a vitamina D, tão necessária para o desenvolvimento e manutenção da saúde de nossos estudantes.