Ensino Médio - INSP Vest

Ensino Médio

A Rede Piedade de Educação se preparou para oferecer o Novo Ensino Médio, com uma carga horária que possibilita diversidade de aprendizagens em todas as áreas do conhecimento, implantado de forma progressiva a partir da 1ª Série do Ensino Médio.

   O Novo Ensino Médio proporcionará a nossos estudantes vivências exclusivas e significativas de suas habilidades em rede, conexões com alunos de outras instituições e excelentes profissionais, além de prepará-los com excelência para o acesso ao Ensino Superior.

      Os itinerários  formativos contemplam disciplinas, projetos, oficinas de estudo e atividades ofertadas, que os alunos poderão escolher de acordo com o seu projeto de vida. Os itinerários podem se aprofundar em temas presentes nas 4 áreas do conhecimento  (Matemática e suas tecnologias, Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Ciências da Natureza e suas tecnologias e Ciências Humanas e Sociais Aplicadas).

Proposta pedagógica

Seu desenvolvimento visa à formação básica do cidadão oferece:

1. Feira de Profissões: profissionais de diferentes competências e ramificações de atuação palestram aos alunos sobre a carreira acadêmica e as formas de ingresso no mercado de trabalho.

2. Visitação às Universidades: anualmente, os alunos visitam os campi de renomadas universidades para observarem e vivenciarem o cotidiano acadêmico do Ensino Superior.

3. Acompanhamento Emocional: periodicamente, são realizados treinamentos a fim de buscar a motivação e o equilíbrio emocional nas avaliações e nas provas dos vestibulares e do ENEM.

4.Mostra Cultural: os alunos transformam a teoria acadêmica em prática, isto é, os projetos multidisciplinares desenvolvidos durante o ano letivo são expostos à comunidade escolar.

Centenário de Páscoa de Monsenhor Domingos

A escolha do tema acerca do fundador da CIANSP, justifica-se por sua relevância, impacto e vulto social. Sua premissa de “educar-se com amor”, permite a constituição de currículos forjados em uma pedagogia com uma identidade legítima, moderna e transformadora.O Jeito Piedade de Educar promove aprendizado centrado na pessoa, a partir da valorização de suas dimensões cognitivas, afetivas e espirituais e na adoção de Projetos Pedagógicos. Tudo isso, impacta na sociedade, mais objetivamente na população fluminense, de modo que verificam-se centenas de jovens tendo sido formados na educação básica em 68 anos do INSP1. Por outro lado, é uma escola que tem dado oportunidade a diversos profissionais e familiares. Quando nos referimos ao Monsenhor como vulto, estamos falando de sua inegável e indelével presença na história do Brasil e nas micro-histórias. Como devoto, olhou com compaixão para o ser humano mulher e viu possibilidades de transformação de condição de pobreza, sobretudo, defendeu o direito de todos à liberdade e igualdade em uma época em que isso não era algo fácil de se alcançar. Como homem-santo-venerável, se faz presente em nossas mentes e corações fecundando-nos a fé e a esperança.

Projeto Redação Nota 1000

O INSP compreende a importância de um ser humano saber se expressar criticamente em relação aos mais variados e pertinentes temas da sociedade atual. O domínio da linguagem, de forma geral, deve abranger a leitura (considerando competências e habilidades de interpretação de texto, conhecimento técnico da gramática e ortografia exigidas e, finalmente, dos principais conceitos relativos aos gêneros literários – brasileiros e estrangeiros – e suas relações com o desenvolvimento da sociedade) e a escrita, utilizando-se de produções textuais em diversos modelos (carta, poema, dissertação e outros).

Com o objetivo de fomentar o saber linguístico e a transformação do conhecimento em escrita de qualidade, a escola desenvolve o projeto “Redação Nota 1000”. Nele, o aluno será conduzido pelos professores das quatro áreas de conhecimento (Linguagens, Humanas, Natureza e Matemática), num primeiro momento, a pesquisar e discutir sobre assuntos que sejam de relevância significativa em seu espaço e tempo, inserindo o estudante cada vez mais em seu ambiente de forma crítica e com recursos necessários ao desenvolvimento da sociedade (aulas de atualidades). Seguindo esse processo, e em posse de maior conhecimento, o aluno produzirá redações que serão avaliadas e comentadas, individualmente, pela banca de correção.

 A produção de textos deve ser motivada continuamente nas avaliações e rotineiramente, preferencialmente com produções semanais.

Além da correção e da indicação das competências a serem desenvolvidas, o aluno deve apresentar a reescritura do texto para perceber o quão alcançou de melhoria após o desenvolvimento da proposta.

Assim, cada um entenderá exatamente seus pontos fortes e que ajustes podem ser feitos para que, ao final do Ensino Médio, o aluno também esteja preparado para obter excelentes resultados nas redações dos principais exames vestibulares.


Competência Socioemocional

O aprendizado de competências socioemocionais contribui para a construção de um ambiente social mais amigável, permitindo que as crianças desenvolvam e mantenham relacionamentos mais saudáveis umas com as outras e com os adultos.

Saber reconhecer as próprias emoções e, principalmente, saber reconhecer as emoções de outras pessoas é um passo importante na construção de habilidades sociais com empatia, amizade e respeito.


Retrovest

Uma ferramenta para desmitificar as questões do ENEM e dos exames vestibulares de maior concorrência nos principais centros acadêmicos. São mais de 2.000 questões de Português, Literatura, Inglês, Espanhol, Matemática, História, Filosofia, Sociologia, Geografia, Física, Química e Biologia e ampla abordagem explicativa dos conteúdos específicos de cada uma, abrangendo o espectro transdisciplinar.

Pier

Na Rede Piedade, os estudantes vislumbram desde cedo seu projeto de vida por meio de diversas atividades que os levam a projetar o seu propósito na vida, levando em consideração e compreendendo os impactos que as escolhas individuais podem causar na própria pessoa e no mundo, ou seja, suas atitudes são parte de uma rede. Para nomear este conjunto de atividades, criamos o projeto PIER, iniciais de Propósito, Impacto e Escolhas em Rede. A palavra também faz alusão aos piers da vida, pontos de partida e de chegada. De um pier, um barco parte rumo à sua jornada. No novo Ensino Médio da Rede Piedade, o PIER está presente para nortear as escolhas e decisões de nossos estudantes.

Saberes

A escola da atualidade deve preparar-se para contribuir na formação de jovens protagonistas. Sim, que saibam empreender e trilhar caminhos com responsabilidade colaborativa, senso de cuidado e saúde com o todo. Nossos materiais didáticos dialogam com o  “Jeito Piedade de Educar” e se conectam com as novidades deste tempo e do futuro. Tudo isso, adequado e apropriado a todos os tipos de inteligências. Realidade possível pelas mãos de professores especialistas, que tenham em suas vidas a cultura da  formação continuada, pois convivem em um mundo de constante movimento.

Exploravest

Sabemos o quanto é importante a prática de atividades físicas vinculada a conceitos atuais de nossa sociedade, como a preservação do meio ambiente e a sustentabilidade. O Projeto EXPLORAVEST tem como objetivos:

  • Incentivar a prática esportiva;
  • Proporcionar contato com a natureza, visando a importância da preservação do meio ambiente;
  • Promover atividades interdisciplinares através de dinâmicas prazerosas;
  • Possibilitar atividades coletivas, de maneira segura, em tempos de pandemia, tendo em vista a necessidade de socialização e interação para os jovens;
  • Proporcionar um momento de descontração em meio a dinâmica de preparação para o vestibular e outras atividades, aliando conhecimento a atividades relaxantes e desestressantes;
  • Proporcionar a criação de memória positiva.
  • Adquirir através da exposição ao sol, a vitamina D, tão necessária para o desenvolvimento e manutenção da saúde de nossos estudantes.