Dentro do ginásio, as diretoras compuseram a mesa na solenidade de abertura, enquanto as delegações ocuparam a quadra. Na fala de abertura, Madre Teresa Cristina Leite destacou a importância de todos serem parte da Rede Piedade e enfatizou o valor do respeito entre jogadores. Ela também convidou as vice-diretoras presentes no evento para compor a mesa.
Em seguida, Ir. Wlaise Angelica, diretora do colégio sede, falou sobre setembro, mês da Bíblia. Para ilustrar a fala, estudantes trouxeram uma Bíblia Sagrada e velas que representavam a luz que nos guia, deixando-as na mesa ao lado da imagem do fundador da CIANSP, Monsenhor Domingos Evangelista Pinheiro.
Isadora e Maria Eduarda, alunas do colégio sede, carregaram a tocha olímpica, que passou pelas mãos de alunos dos sete alunos, até chegar a Laís, estudante do ISJ, que teve a honra de acender a pira olímpica.
Após a leitura do regulamento, o estudante João Miguel fez o juramento, que foi repetido por todos os atletas.
No momento artístico da solenidade, alunos de teatro e balé, encantaram a plateia com criatividade comunicando mensagens de boas-vindas e resiliência usando a arte e a dança.
Para encerrar com chave de ouro, o jogo entre os professores de Educação Física dos colégios da Rede Piedade, trouxe o espírito de fair play.
Tudo foi transmitido ao vivo nas contas de Instagram dos colégios, permitindo que todos acompanhassem cada momento.
E assim, começou a 9ª edição dos Jogos Estudantis da CIANSP!