6/01/25

INSP: 70 anos semeando conhecimento e colhendo transformações pelo respeito à vida e ao meio ambiente

O tema pedagógico “Transformando Atitudes para Cultivar o Respeito à Vida e ao Meio Ambiente” surge como uma iniciativa que busca sensibilizar a comunidade escolar efomentarpráticas sustentáveis. Integra valores éticos, conhecimentos interdisciplinares e ações concretas, visando formar cidadãos conscientes e responsáveis, alinhando-se aos ObjetivosdeDesenvolvimento Sustentável (ODS) e ao compromisso de construir uma sociedade mais solidáriae sustentável.

INTRODUÇÃO

A Campanha da Fraternidade de 2025, com o tema Ecologia Integral, destaca a interdependência entre questões ambientais, sociais e éticas, promovendo a preservaçãodavidaedo meio ambiente. Paralelamente, a Bett Brasil, maior evento de tecnologia e inovaçãoparaaeducação na América Latina, definiu como tema central para 2025: “Educação paraenfrentarcrises e construir futuros regenerativos” – é a regeneração e restauração por meio de açõesquepossam melhorar os ecossistemas, as comunidades e os processos sociais e econômicosaolongo do tempo.

A abordagem está relacionada à sustentabilidade, à ecologia e ao design social, comointuito de criar uma cultura regenerativa, uma prática constante de recuperação, renovaçãoefortalecimento de sistemas, que revitalizam e até melhoram o que foi danificado ou desgastado. Essa abordagem enfatiza a necessidade de preparar a educação para lidar comcrisescontemporâneas e construir um futuro sustentável.

No INSP-Flamengo, integrante da Rede Piedade de Educação, a proposta educativado“Jeito Piedade de Educar” já se alinha aos princípios da Ecologia Integral e ao tema daeducaçãopara enfrentar crises e construir futuros regenerativos. Essa visão reforça o compromisso da Instituição com a formação integral dos estudantes, desenvolvendo neles uma consciênciaética, ambiental e social.

Por meio de projetos como INSP Sustentável, Curiosos pela Ciência, Educação Financeira, Benigna MAX e Explora Vest, a Rede Piedade busca articular valores humanosecristãos com práticas pedagógicas inovadoras, promovendo a responsabilidade socioambiental e a formação de cidadãos preparados para transformar realidades e construir ummundo mais justo e sustentável.

JUSTIFICATIVA

O tema gerador fundamenta-se, especialmente, na Campanha da Fraternidade de 2025, que aborda a Ecologia Integral. É relevante e emblemático, porque busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a interconexão entre questões ambientais e sociais, romovendo atitudes sustentáveis, o respeito à vida e a construção de uma consciência cidadã responsável. Alinhado aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS), propõe-se às práticas como rodas de conversas, debates e campanhas ecológicas, integrando conhecimentos interdisciplinares e competências socioemocionais para formar cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a justiça social.

Este tema ganha ainda mais relevância ao ser integrado às celebrações septuagenária de nosso Instituto Nossa Senhora da Piedade, em 2025. A comemoração destes 70 anos, é um marco histórico que reforça o compromisso da instituição com uma educação de resultados de sucesso, humanizadora, inovadora e centrada em valores éticos e cristãos. É mister reconhecer e honrar os fundadores e todas as pessoas que contribuíram para construir a sólida trajetória da instituição. Desde os primeiros passos dados pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Piedade, cuja missão de educar com base nos valores cristãos e no compromisso com a justiça social foi o alicerce da escola, até a dedicação de gestores, professores, alunos e colaboradores ao longo dessas sete décadas, cada contribuição deixou marcas significativas.

Educadores brilhantes, líderes e alunos que se destacaram não apenas academicamente, mas também como cidadãos transformadores, fazem parte dessa história. A celebração septuagenária é uma oportunidade para acessar memórias, agradecer a dedicação dessas pessoas e reafirmar o compromisso com os valores que nortearam o passado e inspiram o futuro, promovendo educação integral e ética de excelência.

Em 70 anos, o Instituto consolidou-se como um espaço de formação integral, e o tema gerador faz alusão a essa trajetória, reforçando os princípios fundadores da Rede Piedade de Educação e projetando-os para o futuro. Assim, ao fomentar ações que promovem a preservação do meio ambiente, o cuidado com a vida e a construção de um mundo sustentável, a escola reafirma sua missão de formar cidadãos comprometidos com a transformação social e ambiental, em sintonia com os desafios do século XXI e com o legado educativo que orienta sua história.

OBJETIVO GERAL

Promover na conscientização e engajamento da comunidade escolar na preservaçãodomeio ambiente e no respeito à vida, alinhando-se aos princípios da Ecologia Integral e à formação de uma educação regenerativa, por meio de práticas pedagógicas que integrem valores éticos, sustentabilidade e responsabilidade social, em sintonia com a missão educativa da RedePiedade de Educação.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

1. Sensibilizar a comunidade escolar para a importância do cuidado como meio ambientee a vida, promovendo reflexões e atitudes sustentáveis no cotidiano.

2. Incentivar práticas pedagógicas interdisciplinares, como rodas de conversas, debatese projetos ecológicos, que integrem conhecimentos ambientais, sociais e éticos.

3. Desenvolver competências socioemocionais e valores éticos, estimulando a responsabilidade, o respeito e a empatia em ações voltadas à preservação ambiental e à construção de uma sociedade mais justa e solidária.

4. Fortalecer a identidade institucional e o sentimento de pertencimento, acessando a história dos 70 anos do INSP e sua contribuição para a formação de cidadãos éticoseconscientes.

5. Incentivar o protagonismo estudantil em ações socioambientais, promovendo iniciativas que estimulem a criatividade e a responsabilidade dos alunos na preservação do meio ambiente e no cuidado com a vida.

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