Ensino Fundamental I – INSP Júnior

No Ensino Fundamental I trabalhamos para que o aluno alcance uma boa concentração, capacidade de relacionar ideias e de se expressar por escrito. Investimos na arte e na cultura para a formação da sensibilidade e para o desenvolvimento da criatividade. A iniciação musical aguça a percepção e integra variados ritmos, elevando o status cultural. Nas práticas esportivas, o estudante desenvolve a consciência corporal, entende seus limites físicos e exercita o trabalho em equipe.

Projetos Pedagógicos

 

A Trilha do Tesouro do Piedade Júnior

 

Durante a Trilha do Tesouro, O INSP Júnior – Ensino Fundamental I do Instituto – os estudantes participam de diversas atividades que têm como fio condutor o projeto “A Trilha do Tesouro”, onde os “tesouros” encontrados durante o trilhar educacional são as aprendizagens proporcionadas pelas atividades vivenciadas e projetos do programa A Grande Conquista, que fundamenta o diferencial educacional da Rede Piedade de Educação, como: Leitura de Princípios, Recriança, Matemágica, Na ponta do Lápis, Circuito Literário e Jornada Literária. Com isso, desde cedo, os estudantes reconhecem a importância de valores como persistência, concentração, força de vontade e fé.

Centenário de Páscoa de Monsenhor Domingos

A escolha do tema acerca do fundador da CIANSP, justifica-se por sua relevância, impacto e vulto social. Sua premissa de “educar-se com amor”, permite a constituição de currículos forjados em uma pedagogia com uma identidade legítima, moderna e transformadora.O Jeito Piedade de Educar promove aprendizado centrado na pessoa, a partir da valorização de suas dimensões cognitivas, afetivas e espirituais e na adoção de Projetos Pedagógicos. Tudo isso, impacta na sociedade, mais objetivamente na população fluminense, de modo que verificam-se centenas de jovens tendo sido formados na educação básica em 68 anos do INSP1. Por outro lado, é uma escola que tem dado oportunidade a diversos profissionais e familiares. Quando nos referimos ao Monsenhor como vulto, estamos falando de sua inegável e indelével presença na história do Brasil e nas micro-histórias. Como devoto, olhou com compaixão para o ser humano mulher e viu possibilidades de transformação de condição de pobreza, sobretudo, defendeu o direito de todos à liberdade e igualdade em uma época em que isso não era algo fácil de se alcançar. Como homem-santo-venerável, se faz presente em nossas mentes e corações fecundando-nos a fé e a esperança.

Competência socioemocional  

O aprendizado de competências socioemocionais contribui para a construção de um ambiente social mais amigável, permitindo que as crianças desenvolvam e mantenham relacionamentos mais saudáveis umas com as outras e com os adultos.
Saber reconhecer as próprias emoções e, principalmente, saber reconhecer as emoções de outras pessoas é um passo importante na construção de habilidades sociais com empatia, amizade e respeito.

Recriança

Diversas atividades dirigidas acontecem no Recriança, na hora do recreio. A criança é estimulada a ocupar-se com brincadeiras clássicas como corda, peteca, ciranda, elástico, cama de gato e outras. Mensalmente, um objeto é eleito como base para as brincadeiras, como a bola, por exemplo. Competições são promovidas com o objetivo de estimular ainda mais os alunos.

Na ponta do lápis

O objetivo deste projeto é assegurar avanços significativos no processo de aquisição e desenvolvimento da leitura e da escrita dos alunos, considerando-se os usos e as funções dos diversos gêneros textuais de forma gradual e significativa. As atividades apresentam também uma demanda de sistematização e elaboração em etapas definidas de complexidade crescente. A realização das atividades é considerada na contabilidade do bônus para a AV1 de cada etapa trimestral.

PLINSP

O Projeto de Leitura do INSP tem como objetivo despertar nos alunos o prazer pela leitura, bem como desenvolver as habilidades oral, escrita e artística primando pela criatividade e ludicidade.

No PLINSP, o estudante realiza a leitura de um título literário por semana e atividades pedagógicas relacionadas a essa leitura. A realização das atividades é considerada na contabilidade do bônus para a AV1 de cada etapa trimestral.

INSPEAK Júnior

Com o ensino bilíngue integral, os alunos vivenciam experiências cotidianas na língua inglesa sem deixar de lado a formação essencial em sua língua materna. O INSP disponibiliza material didático com programas de leitura para enriquecimento do vocabulário, reforçando a estrutura da língua, desenvolvendo a habilidade da escrita e melhorando a fluência de forma transdisciplinar e lúdica.

Matemágica

O projeto Matemágica propõe a intensificação do treino da Matemática por meio de exercícios constantes. É uma listagem de questões que segue para casa semanalmente e que pode gerar um bônus ao aluno na nota de sua prova.

Pier


O Projeto Impacto e Escolhas em Rede Júnior (PIER Júnior), Projeto de Vida do INSP Júnior, visa enriquecer a proposta pedagógica da escola com ênfase no desenvolvimento das competências socioemocionais e alfabetização emocional, dentro de um ambiente acolhedor, integrado e favorável.

Esse projeto tem como objetivo identificar as emoções e os sentimentos dos estudantes para potencializar o autoconhecimento e promover o engajamento deles no Projeto de Vida com base em valores éticos na construção de juventudes protagonistas que valorizam a equidade social.

STEAM Makers

O STEAM é uma abordagem educacional para o aprendizado que utiliza a Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e a Matemática como pontos de acesso para guiar a investigação, o diálogo e o pensamento crítico dos alunos de forma transdisciplinar.

Educação Financeira

As orientações financeiras nesse projeto têm como objetivo melhorar a compreensão das crianças sobre conceitos e produtos financeiros, ensinar a consumir e poupar de forma consciente e responsável, através de ações e decisões sociais e ambientais, desenvolver os valores e as competências e fazer escolhas bem informados e conscientes.

Psi Júnior

O projeto tem como objetivo trabalhar os aspectos emocionais e psicológicos dos estudantes, promovendo momentos de convivência para desenvolver a empatia, o respeito ao próximo, autoconhecimento, a importância do afeto nas relações inter e intrapessoal, por meio de intervenções individuais e coletivas para mediar os processos de reflexão sobre as ações educativas,envolvendo os profissionais da instituição.