Ensino Fundamental II – INSP Max
Ensino Fundamental II
Do 6º ao 9º ano
Modernos e multidisciplinares, os projetos pedagógicos deste segmento compõem o Programa “A Grande Conquista”, que fundamenta o diferencial educacional do INSP. Essas são as propostas para o Ensino Fundamental II.
Centenário de Páscoa de Monsenhor Domingos
A escolha do tema acerca do fundador da CIANSP, justifica-se por sua relevância, impacto e vulto social. Sua premissa de “educar-se com amor”, permite a constituição de currículos forjados em uma pedagogia com uma identidade legítima, moderna e transformadora.O Jeito Piedade de Educar promove aprendizado centrado na pessoa, a partir da valorização de suas dimensões cognitivas, afetivas e espirituais e na adoção de Projetos Pedagógicos. Tudo isso, impacta na sociedade, mais objetivamente na população fluminense, de modo que verificam-se centenas de jovens tendo sido formados na educação básica em 68 anos do INSP1. Por outro lado, é uma escola que tem dado oportunidade a diversos profissionais e familiares. Quando nos referimos ao Monsenhor como vulto, estamos falando de sua inegável e indelével presença na história do Brasil e nas micro-histórias. Como devoto, olhou com compaixão para o ser humano mulher e viu possibilidades de transformação de condição de pobreza, sobretudo, defendeu o direito de todos à liberdade e igualdade em uma época em que isso não era algo fácil de se alcançar. Como homem-santo-venerável, se faz presente em nossas mentes e corações fecundando-nos a fé e a esperança.
Saberes Max
A interdisciplinaridade é um importante conceito destacado pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental anos finais. Na constituição do currículo atual, as escolas devem considerar o exercício dialógico entre as áreas de conhecimento para a constituição de novos saberes. Nesse sentido, funciona como uma ponte para que os estudantes compreendam melhor os conteúdos dados pelas diversas disciplinas que se cruzam no campo das aprendizagens.
Diante desta realidade, compreende-se o benefício desta prática por permitir conectar os Projetos e atividades existentes neste segmento, para estabelecer pontes de conhecimentos e possibilitar maior capacidade crítica e senso de consciência de responsabilidade. Nesse sentido, promove maior enriquecimento da visão de mundo dos alunos, pois é capaz de questionar as informações, apurar sua veracidade e aceitar que pode existir mais de uma resposta para uma mesma pergunta.
Objetiva-se com a criação do SABERES MAX, ampliar a participação em Olimpíadas, concursos, torneios e demais ferramentas de avaliação, nacional e internacional, de desempenho de estudantes, além de promover aprofundamento dos saberes obtidos em sala de aula.
O Projeto SABERES MAX é constituído pelos seguintes subprojetos:
ASTROMAX
Despertar o interesse pelo estudo da ciência astronômica e divulgar as disciplinas Ciências, Física e Geografia para estudantes do Ensino Fundamental II.
- Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrofísica – (OBA)
- Olimpíadas Nacional de Ciências – ONC
- Lista de Exercícios (atividades suplementares)
- Expedições Pedagógicas e Culturais
Matemax
Despertar o interesse pelo raciocínio lógico e matemático através das atividades:
- Canguru Internacional de Matemática
- Olimpíada Brasileira de Matemática – OBMEP
- Matemática Sem Fronteira
- Programa Teen de estudos: Medicina e Engenharias
- Lista de Exercícios (atividades suplementares)
- Semana da Matemática
- Expedições Pedagógicas e Culturais
INSP Humanas
Proporcionar ambiente favorável ao saber por meio de aprendizagens significativas e de saberes colaborativos e prazerosos, para aprofundar, inclusive, os saberes e aprendizados dados em sala de aula. Nesse sentido, pretende-se com o ensino de História cunhar mais uma ferramenta eficaz de transformação social e a serviço de maior compreensão sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
- Olimpíada Nacional de História – ONC
- Aulas externas e Expedições Pedagógicas e culturais.
Entrelinhas
O Projeto de Redação ENTRELINHAS tem como objetivo auxiliar o aluno a escrever com fluência e argumentar de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente.
Visa pontuar que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, nos ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais, etc. Dominar essa linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.
A redação é uma avaliação de competências, a fim de avaliar o desempenho do aluno como produtor de um texto no qual ele demonstre a capacidade de reflexão sobre o tema proposto. O modo como é elaborada a proposta de produção textual, envolvendo diferentes textos que tratam de temas atuais, em diferentes linguagens e sob uma ótica também diversa, resulta em uma avaliação de conhecimentos de diferentes áreas.
TEEN MAKER
Projeto que tem o objetivo de estimular a capacidade de criatividade e soluções de problemas diários por meio das diversas expressões da arte. Com olhar especial à habilidade artística do aprendente, contribui na constituição do Projeto de Vida e, consequentemente, à felicidade. A partir da metodologia de Laboratório de Práticas, os estudantes constroem e vivenciam uma riqueza de produções trazendo novos sentidos e significados para suas vidas.
- Formação continuada
- Teatro musical
- CineMax
- Dublagem
- Ficheiros multimídia
- Gravação de Podcast
- Exposições e galerias de expressões da arte
- Mostras
- Expedições Pedagógicas e Cultura
- Exposições e galerias de expressões da arte
Viva Max
Objetivo de promoção da saúde integral do estudo por meio dos subprojetos, atividades e programas de formação. Objetiva também o aprofundamento e ampliação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. A transdisciplinaridade é o caminho para a constituição de novos saberes e novas aprendizagens.
Fazem parte do Projeto VIVA MAX:
INSP ATLETA
Oportunizar o acesso à prática esportiva e à formação humana de nossos alunos.
- Aulas externas
- Running MAX
- OLINSP
- Olimpíadas da CIANSP
Psi MAX
Com objetivo de promover o bem-estar de toda comunidade escolar, através da acolhida e escuta positiva, o Psi MAX busca estimular o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Os jovens nessa fase, transitam à abstração e por importantes transformações. Desse modo, visa especialmente compreender a gênese das dificuldades para criar estratégias colaborativas para superar os problemas detectados.
Steam Max
A educação STEAM é um movimento que propõe um ensino baseado em quatro disciplinas específicas (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar inovadora. … S de science (ciência): nesse caso, refere-se principalmente às ciências naturais (biologia, física e química). Na prática, o STEAM funciona em forma de oficinas criativas para que os alunos, reunidos em grupos, possam resolver algum desafio de maneira prática
INVESTIGA MAX – Pesquisa, Conservação e Cultura Maker.
A pesquisa em sala de aula pode se tornar uma grande aliada no processo de ensino e aprendizagem no Ensino Fundamental. Nesse sentido, ao orientar o estudante na utilização de métodos científicos para o estudo e para a investigação leva-a à reflexão sobre problemas da vida e a investigá-los pelo método da observação.
Nessa mesma linha, o conceito de Conservação da biodiversidade é um campo de estudo que envolve a participação de cientistas, políticos, defensores da preservação ambiental e proprietários de terras.
Fazem parte do Projeto INVESTIGA MAX, os seguintes subprojetos:
Benigna MAX
A Vida da Irmã Benigna Victima de Jesus é exemplo a ser aprendido e seguido pelos estudantes da nossa escola. Por meio da caridade e da fé, a exemplo de Jesus Cristo, contribuiu para dignificar pessoas.
A cultura da solidariedade e do Diálogo é um importante valor a ser ensinado aos estudantes. Também compõem temas fundamentais para a formação humana e social, especialmente porque o exercício da cidadania com responsabilidade é uma competência da Base Nacional Comum Curricular.
Desse modo, o INSPMAX objetiva oportunizar aos alunos o exercício dos valores cristãos e éticos voluntário dentro e fora da escola a partir do desenvolvimento e realização de ações voluntárias a serem propostas e coordenadas pela Pastoral Escolar e desenvolvida pelos professores de Ensino Religioso com suas turmas
INSP News
Investigação e produção científica acerca de temáticas da Língua Inglesa com produção de podcast no estúdio de gravação