Ensino Fundamental II – INSP Max

Ensino Fundamental II
Do 6º ao 9º ano
Modernos e multidisciplinares, os projetos pedagógicos deste segmento compõem o Programa “A Grande Conquista”, que fundamenta o diferencial educacional do INSP. Essas são as propostas para o Ensino Fundamental II.

TEMA GERADOR DAS ATIVIDADES PEDAGÓGICAS DE 2025
INSP FLAMENGO: 70 ANOS SEMEANDO CONHECIMENTO E COLHENDO TRANSFORMAÇÕES
PELO RESPEITO À VIDA E AO MEIO AMBIENTE
O tema gerador fundamenta-se, especialmente, na Campanha da Fraternidade de 2025, que aborda a Ecologia Integral. É relevante e emblemático, porque busca sensibilizar a comunidade escolar sobre a interconexão entre questões ambientais e sociais, romovendo atitudes sustentáveis, o respeito à vida e a construção de uma consciência cidadã responsável. Alinhado aos Objetivos de desenvolvimento Sustentável (ODS), propõe-se às práticas como rodas de conversas, debates e campanhas ecológicas, integrando conhecimentos interdisciplinares e competências socioemocionais para formar cidadãos comprometidos com a preservação do meio ambiente e a justiça social.
Este tema ganha ainda mais relevância ao ser integrado às celebrações septuagenária de nosso Instituto Nossa Senhora da Piedade, em 2025. A comemoração destes 70 anos, é um marco histórico que reforça o compromisso da instituição com uma educação de resultados de sucesso, humanizadora, inovadora e centrada em valores éticos e cristãos. É mister reconhecer e honrar os fundadores e todas as pessoas que contribuíram para construir a sólida trajetória da instituição. Desde os primeiros passos dados pelas Irmãs da Congregação de Nossa Senhora da Piedade, cuja missão de educar com base nos valores cristãos e no compromisso com a justiça social foi o alicerce da escola, até a dedicação de gestores, professores, alunos e colaboradores ao longo dessas sete décadas, cada contribuição deixou marcas significativas.
Educadores brilhantes, líderes e alunos que se destacaram não apenas academicamente, mas também como cidadãos transformadores, fazem parte dessa história. A celebração septuagenária é uma oportunidade para acessar memórias, agradecer a dedicação dessas pessoas e reafirmar o compromisso com os valores que nortearam o passado e inspiram o futuro, promovendo educação integral e ética de excelência.
Em 70 anos, o Instituto consolidou-se como um espaço de formação integral, e o tema gerador faz alusão a essa trajetória, reforçando os princípios fundadores da Rede Piedade de Educação e projetando-os para o futuro. Assim, ao fomentar ações que promovem a preservação do meio ambiente, o cuidado com a vida e a construção de um mundo sustentável, a escola reafirma sua missão de formar cidadãos comprometidos com a transformação social e ambiental, em sintonia com os desafios do século XXI e com o legado educativo que orienta sua história.

Saberes Max
A interdisciplinaridade é um importante conceito destacado pela Base Nacional Comum Curricular para o Ensino Fundamental anos finais. Na constituição do currículo atual, as escolas devem considerar o exercício dialógico entre as áreas de conhecimento para a constituição de novos saberes. Nesse sentido, funciona como uma ponte para que os estudantes compreendam melhor os conteúdos dados pelas diversas disciplinas que se cruzam no campo das aprendizagens.
Diante desta realidade, compreende-se o benefício desta prática por permitir conectar os Projetos e atividades existentes neste segmento, para estabelecer pontes de conhecimentos e possibilitar maior capacidade crítica e senso de consciência de responsabilidade. Nesse sentido, promove maior enriquecimento da visão de mundo dos alunos, pois é capaz de questionar as informações, apurar sua veracidade e aceitar que pode existir mais de uma resposta para uma mesma pergunta.
Objetiva-se com a criação do SABERES MAX, ampliar a participação em Olimpíadas, concursos, torneios e demais ferramentas de avaliação, nacional e internacional, de desempenho de estudantes, além de promover aprofundamento dos saberes obtidos em sala de aula.
O Projeto SABERES MAX é constituído pelos seguintes subprojetos:

ASTROMAX
Despertar o interesse pelo estudo da ciência astronômica e divulgar as disciplinas Ciências, Física e Geografia para estudantes do Ensino Fundamental II.
- Olimpíadas Brasileiras de Astronomia e Astrofísica – (OBA)
- Olimpíadas Nacional de Ciências – ONC
- Lista de Exercícios (atividades suplementares)
- Expedições Pedagógicas e Culturais

Matemax
Despertar o interesse pelo raciocínio lógico e matemático através das Olimpíadas Científicas como Matemática sem Fronteiras, OBMEP, OMERJ, Canguru de Matemática, Olimpíada de Raciocínio Lógico, entre outras.

INSP Humanas
Proporcionar ambiente favorável ao saber por meio de aprendizagens significativas e de saberes colaborativos e prazerosos, para aprofundar, inclusive, os saberes e aprendizados dados em sala de aula. Nesse sentido, pretende-se com o ensino de História cunhar mais uma ferramenta eficaz de transformação social e a serviço de maior compreensão sobre as experiências humanas e as sociedades em que se vive.
- Olimpíada Nacional de História – ONHB
- Aulas externas e Expedições Pedagógicas e culturais.

Entrelinhas
O Projeto de Redação ENTRELINHAS tem como objetivo auxiliar o aluno a escrever com fluência e argumentar de forma crítica sobre textos e assuntos variados, usando a linguagem de maneira adequada a seus destinatários, adaptando-se a diferentes registros, de forma coerente.
Visa pontuar que língua e linguagem estão em toda parte: nas conversas do dia a dia, nos ambientes de trabalho, nos programas de televisão, nos cartazes das ruas, nos jornais, na Internet, nas repartições públicas, nos hospitais, etc. Dominar essa linguagem é fundamental para que possamos atuar como cidadãos, utilizando a escuta, a fala, a leitura e a escrita para interagir em todas as circunstâncias, desde as mais familiares até as mais formais.
A redação é uma avaliação de competências, a fim de avaliar o desempenho do aluno como produtor de um texto no qual ele demonstre a capacidade de reflexão sobre o tema proposto. O modo como é elaborada a proposta de produção textual, envolvendo diferentes textos que tratam de temas atuais, em diferentes linguagens e sob uma ótica também diversa, resulta em uma avaliação de conhecimentos de diferentes áreas.

TEEN MAKER
Projeto que tem o objetivo de estimular a capacidade de criatividade e soluções de problemas diários por meio das diversas expressões da arte. Com olhar especial à habilidade artística do aprendente, contribui na constituição do Projeto de Vida e, consequentemente, à felicidade. A partir da metodologia de Laboratório de Práticas, os estudantes constroem e vivenciam uma riqueza de produções trazendo novos sentidos e significados para suas vidas.
- Formação continuada
- CineMax
- Gravação de Podcast
- Exposições e galerias de expressões da arte
- Mostras
- Expedições Pedagógicas e Cultura

Viva Max
Objetivo de promoção da saúde integral do estudo por meio dos subprojetos, atividades e programas de formação. Objetiva também o aprofundamento e ampliação dos conteúdos aprendidos em sala de aula. A transdisciplinaridade é o caminho para a constituição de novos saberes e novas aprendizagens.
Fazem parte do Projeto VIVA MAX:

INSP ATLETA
Oportunizar o acesso à prática esportiva e à formação humana de nossos alunos.
- Aulas externas
- Running MAX
- OLINSP
- Olimpíadas da CIANSP

Psi MAX
Com objetivo de promover o bem-estar de toda comunidade escolar, através da acolhida e escuta positiva, o Psi MAX busca estimular o desenvolvimento biopsicossocial dos estudantes das séries finais do Ensino Fundamental. Os jovens nessa fase, transitam à abstração e por importantes transformações. Desse modo, visa especialmente compreender a gênese das dificuldades para criar estratégias colaborativas para superar os problemas detectados.

Benigna MAX
A Vida da Irmã Benigna Victima de Jesus é exemplo a ser aprendido e seguido pelos estudantes da nossa escola. Por meio da caridade e da fé, a exemplo de Jesus Cristo, contribuiu para dignificar pessoas.
A cultura da solidariedade e do Diálogo é um importante valor a ser ensinado aos estudantes. Também compõem temas fundamentais para a formação humana e social, especialmente porque o exercício da cidadania com responsabilidade é uma competência da Base Nacional Comum Curricular.
Desse modo, o INSPMAX objetiva oportunizar aos alunos o exercício dos valores cristãos e éticos voluntário dentro e fora da escola a partir do desenvolvimento e realização de ações voluntárias a serem propostas e coordenadas pela Pastoral Escolar e desenvolvida pelos professores de Ensino Religioso com suas turmas

INVESTIGA MAX – Pesquisa científica.
O projeto Investiga MAX se propõe a aprofundar os estudos históricos e instigar o desenvolvimento da criatividade e da capacidade de interpretação dos alunos. Para isso, ele se basei-se em uma coletânea de fontes (documentos oficiais, relatos de época, pinturas, mapas) que percorrem a história do Brasil e possibilitam ao aluno ter um estudo mais aberto e mais autônomo sobre como o país foi construído.
Na prática, O InvestigaMAX ocorrerá mensalmente, em horário complementar, voltado para os alunos de diferentes anos de escolaridades, interessados nos estudos de história, e servirá tanto como um trabalho de desenvolvimento dos conhecimentos históricos quanto como uma preparação para a Olimpíada Nacional em História do Brasil.
Investido em um valor cidadão, colabora para que os estudantes tornem-se leitores, investigadores e críticos como legítimos agentes desta nossa História .
Fazem parte do Projeto INVESTIGA MAX, os seguintes subprojetos:

Steam Max
A educação STEAM é um movimento que propõe um ensino baseado em quatro disciplinas específicas (ciências, tecnologia, engenharia e matemática), integradas em uma abordagem interdisciplinar inovadora. … S de science (ciência): nesse caso, refere-se principalmente às ciências naturais (biologia, física e química). Na prática, o STEAM funciona em forma de oficinas criativas para que os alunos, reunidos em grupos, possam resolver algum desafio de maneira prática

INSP News
Investigação e produção científica acerca de temáticas da Língua Inglesa com produção de podcast no estúdio de gravação.
Este projeto também oportuniza aos estudantes a participação na Olimpíada de Inglês OBLI. É uma oportunidade significativa uma vez que utilizamos o método bilíngue da Edify, pois complementa o ensino linguístico ao estimular competências como comunicação, criatividade, e pensamento crítico em um ambiente desafiador e competitivo. Essa participação reforça a imersão no idioma, engaja os alunos em contextos reais de uso da língua e valoriza o aprendizado bilíngue por meio de metas claras, promovendo o desenvolvimento de habilidades socioemocionais e acadêmicas. Além disso, contribui para a construção da autoconfiança dos estudantes ao usar o inglês em situações diversificadas.